segunda-feira, 20 de abril de 2015

Viagem no tempo e Teoria do Caos



Duas coisas:
- Eu não creio que a viagem no tempo (como vemos em filmes) aconteça daquela forma. Pra mim, quando o indivíduo viaja no tempo, na verdade ele está entrando em uma linha do tempo paralela a dele. Seria basicamente uma viagem para o tempo-espaço de uma realidade que é uma cópia idêntica a nossa. Gosto de pensar que, da mesma forma que uma hélice de DNA faz cópias perfeitas de si mesmo, a realidade é capaz de se auto copiar. Então, toda e qualquer alteração do indivíduo feita no mundo não mudaria nada de sua realidade original - a não se que, de algum modo, ele consiga unir as duas realidades, tornando uma só.

- Se eu voltar no tempo e avisar para os habitantes de 1994 que o Brasil perderia a Copa em seu próprio território de 7 a 1 em 2015... Se eu conseguir isso, a chance de isso acontecer mesmo na nova realidade seria baixa. Por que? Simples: Eu seria um "corpo novo" nessa nova realidade. E por causa da teoria do caos, o simples ato de eu existir ali já mudaria MUITO o futuro.
Imagine que, em meu "retorno ao tempo" eu, em 1994, compre um cachorro-quente. Segundo a história conhecida da minha linha do tempo original, eu jamais compraria o cachorro-quente; então ao comprar eu 'mudei' a história, mesmo que um pequeno pedaço dela. Porém, graças ao efeito borboleta (teoria do caos), um simples ato mudaria tudo. Então é bem provável que o futuro que conheço na minha realidade seja absurdamente diferente do futuro que acabei de criar nessa nova. Eu não sei, e nem tem como mensurar.
É capaz de, por consequência de ter comprado o cachorro-quente, eu acabei criando uma bola de neve de ação e reação que... sei lá, gerou uma guerra civil no Brasil.
Absurdo? Se você pensar um pouco verá que não.
E se ao comprar o cachorro-quente eu acabei impedindo alguém de comer? Sei lá, quando o cara foi comprar tinha acabado de acabar a salsicha (pois comi a que era pra ser a dele) e por causa disso o homem foi comer em outro lugar. Nesse lugar a comida estava meio ruim, o homem passa mal e não trabalha no dia seguinte. Ele é professor e por causa de sua ausência a turma foi liberada mais cedo. Chico, um estudante foi ao shopping pois estava sem aula, e lá conheceu Ana. Se apaixonam, se casam e tem três filhos; três filhos que não eram pra existir, e que agora vão gerar mais consequências... Isso só observando uma nova ramificação; pense em quantas e quantas novas foram criadas, tudo por causa do meu ato de comer cachorro-quente.

Pensando nisso, os filmes de viagem no tempo são bem fracos, mas servem pra contar uma história, então ok.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...