sábado, 9 de julho de 2016

Essa é a minha opinião

Um jornalista perguntou a Einstein:
- "O senhor poderia me explicar a Lei da Relatividade?"
E Einstein lhe respondeu:
"O senhor pode me explicar como se frita um ovo?"
O jornalista o olhou intrigado e respondeu:
- "Claro que sim, posso".
Ao que Einstein replicou:
- "Bem, então o faça, mas imaginando que eu não saiba o que é um ovo, nem uma frigideira, nem o óleo, nem o fogo..."

  A pessoa pede sua opinião sobre o aborto, sobre liberações de drogas, sobre o impeatchment, sobre o brexit... E você, na maior inocência do mundo, lhe concede sua opinião. A pessoa te olha com cara de desdém, te chama de idiota e corta sua amizade. Essa é a vida no século XXI.

  O que a pessoa não sabe é que ela ignora um pequeno detalhe: Você não formou sua opinião baseada em achismo ou qualquer coisa do tipo (pelo menos não deveria!). Você formou sua opinião lendo diversos livros, vendo vídeos sobre, ouvindo opiniões diversas, conversando com pessoas diversas... Não foi uma ideia conjurada do nada. Foi uma ideia construída com tempo e dedicação de estudo. Uma ideia lapidada ao longo do tempo, que foi se modificando, se ampliando, se melhorando.
  Porém, para a pessoa isso não interessa. Se suas ideias não batem com as ideias dela, você é um imbecil, um idiota útil, um direitista/esquerdista.


  Einstein também não formou sua famosa teoria do nada, ele deve que estudar conceitos básicos da física primeiro, entendê-los, domina-los, e depois supera-los. Gastou anos da vida juntando peças do seu quebra-cabeça teórico para formular sua ideia, e por isso que ele é incapaz de manifesta-la em uma simples conversa. Ele poderia apresentar o conteúdo básico da ideia, mas ainda não seria a ideia em si, e o jornalista poderia não entender bem, o que o levaria a explicar mais e mais. No fim, o jornalista sairia com mais perguntas que respostas, o obrigando a estudar sobre o assunto por si mesmo.
  Mas ele estudaria de fato? A maioria não estudaria, a maioria iria ignorar, dizendo que ou Einstein é um gênio e só ele entende suas loucuras, ou que ele é um completo imbecil que disse um monte de asneira só porque você (a pessoa que perguntou) não entendeu nada do que foi dito.

  E assim caminha a humanidade. Pessoas estudando sobre política, economia, ciência e religião, mas isso de nada adianta porque "são todos burros doutrinados pelo marxismo cultural". Você até poderia tentar explicar toda a razão de defender suas ideias. Mas como explicar isso em 20 minutos de conversa uma coisa que você demorou tantos anos estudando? Você pode tentar e conseguir, mas acredite, é difícil, e complicado. E mesmo que consiga sintetizar tudo, não há garantia que a pessoa vá conseguir digerir - ou pior - a pessoa pode muito bem ignorar todo seu respaldo acadêmico e discordar porque "essa é a minha opinião".

  Opinião não é baseada em burrice aguda, opinião deve ser pautada em argumentos sólidos. A idade das trevas medievais acabou, vivemos em um mundo onde deveria reinar o iluminismo científico. Não há mais espaço para opiniões homofóbicas baseadas em preconceito formulado em facebook.

  E a todos os pseudo-intelectuais que perpetuam essa prática escrota, só deixo as palavras sábias do ET-Bilu: Busquem conhecimento! É fácil falar, é fácil dizer qualquer merda. Difícil é estudar e compreender. As pessoas tem preguiça de pensar, porque é mais fácil receber a reposta de bandeja de alguém mais velho ou mais 'instruído' que você.
  Geralmente eu diria: "Os escravos servirão!", mas essa massa de pessoas se tornou algo tão grande que eu temo que acabe afetando a vida daqueles que tentam pensar um pouco. Gente vomitando lorotas se espalham pela política, TV, internet e jornais. Seu câncer pseudo-intelectual é tão gritante que até teorias há muito refutadas vieram à tona.
  O silêncio poderia ser a reposta, uma vez que não consigo contra-argumentar. Agora entendo a necessidade de textões, para explicar cada detalhe de um assunto. Mas ninguém lê textões, preferem ir jogar LoL ou qualquer coisa que o valha. Talvez o mundo precisa passar por uma nova idade das trevas e depois voltar ao iluminismo. Ou não. Mas creio mesmo que tudo seja cíclico, e que essa onda de imbecilidade vá passar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...