quarta-feira, 11 de março de 2015

Espadas Dançantes

A razão: pura, cortante e certeira.
Não é como a razão do fogo, que expande pra novos horizontes, abraçando novas idéias e criando novas conexões. A razão do ar limita, restringe, cria regras e códigos para classificar e organizar o universo de uma maneira constante. A razão do fogo abraça idéias até mesmo contrárias, para entender o universo; a razão do ar, ao contrário, apenas toma uma direção e segue em frente, ignorando tudo que não se encaixa em seus padrões.
Foi graças à essa razão que nossa humanidade evoluiu com sua tecnologia; ela não é ruim. Tomar uma direção única e seguir em frente, cortando laços desnecessários é sem dúvida uma opção útil pra quem quer chegar rápido em um objetivo; mas lá na frente a razão do fogo se destaca: Ela demorou pra seguir em frente, agregando diversas idéias e conceitos; deu muitas voltas, mas chega sempre no ponto final. E como a razão do fogo se expandiu, agora parece muito mais complexa do que a razão do ar.
"A pressa é inimiga da perfeição"
O ar é a razão científica, ortodoxa; o fogo é a razão hermética, empírica.



Mas por que essa razão é simbolizada por uma espada?

Antigamente, na idade média, as armas não eram feitas de pólvora e fusões atômicas; as armas eram feitas de metal retirados da terra, afiadas e presas em talos de madeira, formando espadas. Espadas essas que eram usadas pra ferir e matar, uma vez que eram certeiras.
Os tarólogos da época desenharam uma espada no naipe do ar porque queriam deixar entendido que essa energia simbolizava conflitos.
Os mais ignorantes achavam sempre que eram algum problema, guerra, separação, morte... Sempre algo de ruim; e não era pra menos: a idade média era a época das trevas, onde a razão era desprezada.

No entanto, o naipe tem um significado ainda mais profundo.
Conflito quer dizer choque de idéias. Quando uma pessoa quer uma coisa, e a outra quer outra coisa diferente, há um choque de idéias. Guerras eram travadas porque pessoas queriam coisas diferentes; relacionamentos se despedaçavam porque em algum momento o casal via uma diferença, um conflito, uma oposição.

Eu sou vegetariano, minha namorada não é. No almoço sempre há um conflito sobre a questão da alimentação. Idéias se chocando, se degladiando...
Cristão e muçulmanos se mataram durante séculos por acreditarem em deuses diferentes; partidos políticos tramam uns contra os outros apenas por terem opiniões diversas sobre como administrar um país.
Conflitos, conflitos, conflitos...

Conflitos não são ruins. São idéias, pontos de vista, que se chocam por apenas não se encaixarem. Tente encaixar um cubo em um buraco redondo - naqueles brinquedos de criança - pra você ver como funciona um conflito.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, tentaram ensinar a 'religião certa' aos índios. Tentaram forçar uma idéia a entrar em um mente com formato diferente; claro que deu errado.

Como se encaixa idéias sem que haja conflito?

A resposta é mais simples do que parece, e está dentro do próprio naipe de espadas.
Diálogo, comunicação, diplomacia e consciência grupal.
No momento em que você entende que o outro não é igual a você, que o outro é um ser com idéias próprias e visão de mundo diferente, você entende que forçar uma idéia na mente dele é totalmente inútil, só provocando o conflito.
Quando espadas são fabricadas, o metal é derretido, ficando maleável, pra só depois ser batido com forma, pra alcançar a rigidez necessária.
A capacidade de saber ser maleável e rígido ao mesmo tempo é fantástica, me lembrando o kung-fu:



No ocidente, igrejas neo-pentecostais entram em conflito umas com as outras, dizendo cada uma ser a dona da verdade. No oriente, o budismo sabe que cada uma de suas escolas de pensamento é única e que cada uma tem uma maneira diferente de chegar na verdade.

Às vezes você precisa mesmo cortar laços com a espada. Às vezes o conflito é necessário para retirar coisas que já não podem mais fazer parte do seu universo.
Quando se tem uma iniciação em uma ordem de LVX, tudo aquilo que for contrário, que entrar em conflito com a nova 'energia' ou vai cair por terra ou vai lutar fortemente pra se manter ativa.
A ciência cortou laços com diversos pensamentos pra chegar onde chegou, mais ainda precisa aprender um pouco com as outras visões, pra expandir para áreas onde jamais pisou.

Portanto, seja Ar, mas também seja Água, Fogo e Terra também - para manifestar suas idéias no mundo físico.
Não somos uma espada com apenas um gume, podemos muito bem cortar - nos moldar - pro lado que quisermos.


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...