domingo, 18 de janeiro de 2015

Sobre abelhas e outras histórias.

"Malditas abelhas", alguém disse uma vez. Não sei onde vi, não sei se foi em filme, livro... sei lá! Só sei que essa frase ficou na minha cabeça. Engraçado que as abelhas são animais bastante inteligentes [e puxei aquela citação ali apenas pra introduzir esse texto].
Ora, veja só: As malditas abelhas produzem o mais delicioso néctar natural com o seu próprio vômito! Elas 'roubam' o pólen das flores (esperma de flores) e fazem uma mistura com coisas que você não ia querer saber e... temos o mel. O maldito e delicioso mel. Aquela coisa não estraga facilmente, pois tem muita pouca água - aquilo é muito denso, muito puro.
Como as malditas fazem isso? Sem contar que existe a tal de "geleia real", na qual as abelhas escolhem uma larva aleatória (aparentemente) e começam a alimenta-la com essa tal geleia. Depois de um tempo, a tal larva que come geleia acaba se tornando a tal Abelha Rainha [escrevo isso baseado no que sei de biologia, não me culpe se eu estiver errando algo].

Uma larva que não tem diferença de nenhuma outra começa a comer a tal geleia e do nada ela se desenvolve de outras formas. A abelha Rainha é a única que põe ovos - e se ela morrer, toda a colmeia morre. Posso dizer que uma Abelha Rainha é a mãe de todas as abelhas numa colméia? Sim, posso. Então temos aí uma combinação interessante, veja só você:


Sendo a mãe, ela é a Lua; sendo a rainha (e o centro da colméia), ela é o Sol. Temos a união do Sol e da Lua num só ser. Há quem diga ainda que uma Abelha Rainha é, em teoria, imortal; pois se ela tomar a tal "geleia real" pra sempre - e não gastar sua energia pra botar ovos - ela pode viver pra sempre (?). E mesmo olhando a proporção de vida, você verá que uma abelha comum (operária) vive em média um mês, enquanto a tal Abelha Rainha vive em média quatro ou cinco anos (!!!)
Não farei os cálculos de quanto tempo ela vive em relação às outras abelhas, mas só de olhar isso dá pra saber.

Ok, ok. Deu pra perceber que as abelhas são mesmo incríveis - e malditas. Mas por que estou falando delas? Simples, as abelhas tem uma relação simbólica com a alquimia.
Eu não vou citar aqui todas as relações, pois acabaria com a graça dos símbolos, mas você deve saber do mais importante: Assim como a alquimia, as abelhas combinam elementos diferentes pra formar algo novo.

"Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."
(Lavoisier, um alquimista)

A grande arte de transformar as coisas. Que coisa linda!
Os alquimistas - em seu modelo clássico, pois eles curtiam fazer outros experimentos também - se preocupavam em criar ouro. Opa, criar não. Na natureza nada se cria, já ia esquecendo. O que eles queriam era transmutar. Sim, essa é a palavra, transmutar.
A idéia era pegar o metal mais pesado conhecido, ou um dos, sei lá, e trasformar ele em ouro. O tal metal era o chumbo.
Através de processos que não entendo, eles misturam coisas e coisas e faziam o tal ouro. Porém, há um detalhe: Eles usavam a famosa Pedra Filosofal - Filosofal = Filosofia; guarde isso pra mais tarde -, e com essa pedra se podia fazer também um elixir da longa vida.

Ok, creio que você entendeu os símbolos, mas vou explicar, porque gosto de explicar:

O Chumbo é a abelha em forma de Larva;
O Ouro é a abelha em forma de Rainha;
A Pedra Filosofal é a Geleia Real.

De certa forma as abelhas faziam o mesmo que alquimistas em suas casas: transmutavam.
Ok, você entendeu o significado das abelhas, agora vem a parte legal.

Lembra que disse que a Pedra Filosofal tinha relação com a filosofia? Pois tem. E o motivo é o simbolismo astrológico. De alguma forma (talvez por sincronismo matemático) o signo de Sagitário tem relação direta com a Alquimia.
O motivo é que, a idéia básica de Sagitário é a expansão da mente/consciência por experiências [seja estudos, viagens, religiões...]; e a Alquimia (a simbólica) visa também expandir a mente. Você junta duas coisas parecidas e traça paralelos.

Uma pessoa preconceituosa, por exemplo - está com a mente em Chumbo. Quando ela resolve estudar, seja uma religião na qual ela tem preconceito, ou uma cultura que lhe parece estranha, a pessoa transforma sua mente - transforma o Chumbo em Ouro - e seu preconceito (fruto de sua ignorância) é transformado. Claro que nem todos conseguem, mas essa é uma idéia genérica, que pode ser aplicada em várias áreas da vida.
Todo preconceito é fruto de alguma ignorância; basta o estudo sincero do preconceituoso para que ele veja (sua mente se expanda) que aquilo que ele pensava não era bem assim.

(Por isso que falam que os Centauros - ser mitológico símbolo de Sagitário - são sábios; eles tem a mente aberta, sabem olhar pra vários lados do diamante).

Aliás, o diamante também tem um processo semelhante da alquimia. Não sei os detalhes, mas sei que sob certas condições de pressão e temperatura, o carvão vira o diamante.
Parece que a natureza tem uma ligação com nosso simbolismo inconsciente; penso que isso acontece por padrões matemáticos, mas esse texto fica pra próxima. Deixe-me terminar este!


Ah, claro! Esqueci de dizer o motivo que gerou este texto. É bem simples: Eu estava vendo um vídeo na internet que mostrava cenas de conteúdo pornográfico. Em geral, pra uma pessoa que vê esse tipo de vídeo, acaba entrando em sintonia com o mesmo - embarcando na egrégora, como alguns dizem.
Acontece que eu não fiquei preso à essa sintonia. Pelo contrário, aliás: eu estava com a mente em condições completamente opostas.
E o mais interessante disso foi que, por algum motivo, eu vi uma certa beleza no vídeo.
Ora, veja só você: O vídeo não apresentava nenhum grau de beleza, mas por algum motivo eu via aquilo lá. Talvez por estar 'vibrando' em outra frequência, eu consegui ver algo 'além'.

E de fato há algo além. Por mais estranho e grotesca que é uma coisa, ela sempre tem seu ponto de beleza e harmonia - escreverei mais sobre isso em outro texto também.
Parece que nós, como observadores, podemos alterar a realidade das coisas; então, se entrarmos com a mente em frequências específicas, podemos moldar o mundo como quisermos. E isso não é tão difícil.
Eu mesmo mudei a realidade do vídeo, porque minha mente estava diferente. Naquele momento eu pensava em coisas elevadas, então pra mim o vídeo era realmente elevado. Eu só via coisas elevadas

"Quem está na luz só enxerga a luz; quem está nas trevas só vê as trevas."

Um detalhe interessante de se dizer: Se você ver uma pessoa matando outra, você [considerando que você tenha uma mente no mínimo humanizada, por favor!] vai achar aquilo um absurdo. Você não vai conseguir ver aquilo como algo belo; e isso eu concordo plenamente. Porém você vai 'compreender' aquilo - com sua sabedoria recém adquirida.

Bem, devo dizer algo a mais aqui: O Chumbo é simbolicamente representado pelo planeta Saturno - este, por sua vez, é relacionado à esfera Binah. Binah, que por sua vez se chama... Compreensão.

"Oh, mas você disse que o tal Chumbo virou Ouro, não disse? Então como é possível que o mesmo Chumbo esteja presente?"

Simples, pequeno gafanhoto: Como eu citei antes: Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.
O Chumbo e o ouro estão lá, ainda. Eles se misturaram, perderam sua natureza individual, mas sua essência ainda se mantém. Quando você pega o pacotinho de Ki-Suco e joga na água, parece que as duas coisas se perderam - tanto a água deixou de ser água, quando o Ki-Suco deixou de ser pó. Agora são uma única coisa: um refresco cheio de químicos que fazem mal.

Misturar duas coisas pra formar uma.
Quando eu vi o tal vídeo, misturei em mim o pensamento mais elevado com a experiência baixa; e obtive algo único - penso que posso chamar de algo perfeito, para mim.

Pra finalizar, uma dica do He-men: Negar o profano em prol do sagrado é uma escolha meio perigosa. Mas nós temos que achar um ponto de equilíbrio entre essas duas coisas? Temos que ir pra Igreja e depois para o Bordel, a fim de equilibrar a equação? Não.
Assim você está misturando, não transmutando. Penso [e esse pensamento pode ser um absurdo para alguns] que você deve tentar buscar algo de mais sagrado no Bordel, e algo de mais profano na Igreja. Tentar ver as coisas de outros pontos de vista, abrindo sua mente, expandindo sua consciência. Só assim você irá transmutar as coisas.







Um comentário:

  1. Concluiu bem o texto.



    O texto foi sobre a Temperança/Arte, mas me lembrou A Força. Não é uma boa ideia jogar nigredo fora, porque nigredo é tudo o que temos. É de nigredo que brota Albedo, Rubedo e Citrinas. É do lodo (ignorância) e água (sofrimento), que brota a Lótus (Compaixão) sobre o qual está sentado o Guru (Sabedoria) na Mandala Tibetana. Isso, por sua vez, me lembra O Louco, no tarot do Crowley. O carinha acima do crocodilo, flutuando, porque é puro e não se afeta pelo mundano. Arcano relacionado ao Harpócrates, que por sua vez é uma criança (pureza) sentada sobre uma lótus, que flutua acima do lodo.



    O que me faz pensar que, apesar de tudo de concreto que temos ser nigredo, a pureza existe de forma intocada (Aleph?) e imanifesta. Algo que me lembra aquilo que te disse outro dia, de achar que a Informação existe sem a matéria (ao menos como potencial), mas é inacessível.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...