terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Tarot Musical #3 - A Fortuna

A Fortuna. Um arcano que me lembra muito o Samsara; aliás, vou deixar a recomendação de um documentário mudo - no caso, sem diálogos - sobre esse arcano AQUI como complemento dessa postagem. E vamos à música:



2 comentários:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=IpAR9DlQV6o

    O Frater Goya, naquele vídeo em que fala de alguns arcanos, considera este como um dos mais positivos. Já eu, discordo. Acho que essas conclusões são muito individuais. Como Júpiter, realmente pode ser visto como benéfico, mas nem sempre. Das vezes que saiu pra mim, normalmente falava de mudanças, sejam boas ou não, mas talvez necessárias. Sinto, como você disse, que é como o Samsara, e a Roda da Vida budista. (http://2.bp.blogspot.com/-0Z_87-TxmIU/UChAy3QY_zI/AAAAAAAAAOY/Tc4uuKND5og/s320/a+roda-da-vida.jpg)

    Estou fazendo uma contemplação com o Tarot, e ontem um dos arcanos em que meditei foi este. Tirei algumas conclusões interessantes, além de sentir a "energia" dele.

    Em primeiro lugar, há vida fora do Samsara, já que a imagem não se resume à Roda. A Serpente, no lado esquerdo, pode representar o movimento cíclico, já que é isso que ela representa. A esfinge na parte de cima, já não sei se é como a Justiça (que também é dotada de uma espada) que vai organizar o seu renascimento conforme aquilo que faz (ou seja, Karma), ou se é uma forma de rei (o topo da Roda). O demônio preso à Roda, em baixo, representando talvez o mundo dos infernos. Quem sabe a serpente não apenas represente a vida cíclica, mas esteja ela também na Roda. A esfinge no topo, o demônio saindo da parte mais baixa, e a serpente rumando para a parte mais baixa. E o que reparei agora é que o capiroto parece estar preso, ao contrário da esfinge, que está pousada lá por livre vontade (ou aparente falta de opção? Se lhe faltam asas, pular seria suicídio...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é um demônio, mas sim, Anúbis: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anúbis, deus dos mortos do Egito antigo; o que faz bastante sentido...
      E se a roda ir no sentido horário, a serpente está no sentido anti-horário - me lembrando o simbolismo de Urano, que vai contra a corrente.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...