sábado, 27 de dezembro de 2014

Quando a água do mar destrói seu castelo de areia

Quando se malha um braço, um esforço maior que o habitual é tomado. Suas fibras arrebatam, seu corpo libera ácido lático e o cansaço, somado com a respiração desregular e uma leve dor na região indicam que você está em um pequeno Caos interno. Mas isso não deveria acontecer, não é?

Claro que não! Você está trabalhando para a sua construção; está malhando o braço pra ficar mais forte e mais resistente - e no entanto, você se cansa, se machuca, se destrói.
Porém, aqui vem um caso interessante: Seu corpo, vendo que você extrapolou os limites conhecidos de si mesmo, tenta agora reconstruir as fibras  com um pouco mais de elasticidade, com um pouco mais de resistência, para que, quando você realizar novamente aquele exercício, você não use a capacidade máxima.
E é aí, meus caros, que está a evolução, que está o progresso.

Seu corpo, como uma máquina perfeita regida pelas leis do universo sabe perfeitamente que depois da destruição vem a reconstrução. Seu horizonte se expande, seu limite fica mais longe - e você pode ir cada vez mais além.



Incrivelmente, quando se arruma o quarto, o mesmo fenômeno acontece: Você primeiro observa as coisas; está tudo desorganizado. Então você desorganiza mais ainda: tira tudo do lugar, joga coisas fora, arrasta móveis, tira a poeira... Seu quarto se torna uma verdadeira zona de guerra, um verdadeiro Caos! Certamente que está muito pior do que estava antes. Entretanto, com tudo desorganizado, com tudo fora do lugar, você consegue ter uma visão geral de como organizar as coisas - e uma vez que tudo está fora do seu eixo, fica mais fácil de mover o 'eixo' pra onde você quiser (você não iria mover seu armário com coisas dentro né? É muito mais leve se você tirar tudo de dentro antes.).

E então, você organiza toda aquela bagunça de novo. Porém, agora você já arrumou, passou, limpou, descartou... Tudo está quase como no início, mas mais simétrico, mais harmônico, mais estável.
Você bagunçou pra arrumar; você destruiu pra construir. A mesma técnica do seu corpo. :)

E é claro que isso se aplica a vários setores de sua vida: Quando se fica doente, é uma chance do corpo, depois que melhorar, ficar com o sistema imunológico ainda mais forte; quando se vai mal numa prova, você adquire experiência e intelecto pra ir bem nela na próxima vez; quando se desmancha um relacionamento, você fica mais sábio e mais compreensível com o próximo que virá.

No fim das contas, Lavousie estava certo quando dizia que: "Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."
Pra mim - e pra muita gente - transformação e destruição são a mesma coisa!
Neste momento especial, quando o Sol e Plutão fazem conjunção... creio que seja um bom momento para arrumar o quarto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...