quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Sobrecarga

Experimente ler diversos textos no seu computador; experimente jogar jogos de estratégia; experimente forçar seu cérebro a rodar em potência alta. Não precisa experimentar, eu lhe conto o resultado.
Uma sobrecarga. Sim, foi o que aconteceu comigo hoje; elevei minha mente ao seu limite, agora não consigo suportar a mim mesmo. Tudo que quero é cavar um buraco em algum lugar que tenha uma terra fofa e gelada e me jogar lá dentro; acredito que a sensação seja agradável.

Esse é o mal da nossa geração. Nós estamos o tempo todo 'ligados', o tempo todo nossas mentes estão sendo bombardeadas com informações - em sua maioria inútil. Creio que com um treinamento específico dê pra equilibrar a equação.
Essa situação de merda que me meti me fez lembrar o mito de Pandora.
Se você não se lembra do mito, permita-me uma rápida explicação: Pandora é a primeira mulher criada por Zeus; por algum motivo que eu desconheço, Zeus deu a ela a tal caixa com todos os males do mundo. E por um outro motivo que eu prefiro ignorar, ela abrir a merda da caixa. O resultado você se lembra: Todos os males do mundo saíram da caixa, sobrando apenas a esperança lá dentro.

É uma história bonitinha, sempre a vejo como uma lição bem específica. Acontece que nesse dia fatídico de sobrecarga me veio uma outra análise desse mito:
A caixa é o que podemos chamar de computador, internet, ou qualquer outra parafernália tecnológica rodando por aí (Aquário). Pandora somos nós, homo sapiens, achadores do achismo, detentores do conhecimento, pensamos que pensamos, mas nada sabemos. Curiosos acerca do que tem dentro da maravilhosa tecnologia, nós 'abrimos' a caixa, e claro, ficamos surpresos com os 'males' que saem dela.
Os 'males' aqui é a informação. A informação tem um peso grande, se você não sabe como usa-la, você afunda em si mesmo, por isso que a informação é perigosa - até mesmo por causa das sobrecargas que tive.
Agora, um ponto importante: A esperança.
Acha que ela é algo benéfico? Nessa interpretação não.
A esperança aqui é extremamente perigosa; você entra na internet procurando algo, buscando novas informações, novas formas de entretenimento, mas não acha. Ora, onde está toda a informação que eu vi? Bem, elas se foram não é? No momento em que abrimos a caixa. O que sobrou foi a esperança. Isso mesmo, a esperança.

Estamos fadados a sempre buscar pelo que nos foi 'tirado' - na verdade, nós é que deixamos escapar. A esperança é o que alimenta nossa busca inútil, é o que me faz ligar o computador todos os dias na ~esperança~ de encontrar algo novo. Sim, nossa geração está condenada, estamos correndo atrás de um coelho branco que jamais poderemos alcançar. A esperança nos alimenta, mas não podemos nos alimentar com ela pra sempre; pra encontrar a 'informação' nós devemos olhar fora da caixa, para o mundo real, onde os 'males' foram.
Creio que essa re-leitura do mito tenha sido clara pra você.
Espero que tenha.
E quanto a mim, vou tentar descansar por um tempo, olhar para o horizonte, deixar a caixa de lado.

---
Nota: Me lembro agora que uma das interpretações do Arcano 'A Estrela' é Esperança, que curiosamente é regido por Aquário. Coincidência? Veremos...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...