sexta-feira, 7 de julho de 2017

A casa se oculta nas névoas (mais uma vez)

  Alguém, em algum momento, disse que a internet veio para espalhar o conhecimento, nos tornando novos gênios. Essa idéia soa fantástica: pessoas aprendendo idiomas novos, aprendendo matemática avançada, ciência mostrada em vídeo, história da arte... tudo virtualmente, tudo sem sair de casa. Em um ano, um jovem poderia aprender 3x mais que um mesmo jovem demoraria o dobro de tempo. Porém infelizmente não é isso que acontece.
  Gastamos tempo criando cultura inútil, fazendo vídeos como banheira de nutella, amoeba, olha no que deu... Perdemos tempo com teorias malucas da terra plana, illuminatis, vacinas para controle mundial e aquecimento global é uma farsa. Revivemos o medo do diabo, do comunismo, dos repitilianos... Criamos pessoas presas em jogos de computador que vampirizam suas vidas, castrando sua imaginação e criando um escapismo da realidade. Polarizamos nossas mentes para "esquerda" e "direita" e rotulamos qualquer pessoa que pense o contrário de nós como nazista ou idiota útil.

  É evidente que a internet tem coisas boas, talvez mais coisas boas que coisas ruins. O problema é o impacto. Programas de TV sensacionalistas só mostram uma faceta da realidade: a violência nas grandes cidades. Nos tornamos alienados para aquela realidade mostrada na TV, achando que aquilo é tudo que existe, como o mito da caverna de Platão. Nos acostumamos tanto a isso que em nossas mentes reproduzimos esse pessimismo em tudo que vemos e fazemos. Sempre tendemos a ver o pior lado.
 
  A lua não tem luz própria, seu brilho é proveniente do próprio sol, que bate seus raios nela e reflete no nosso planeta. É um "falso" astro, assim como nossa percepção negativa das coisas hoje em dia, porém seu impacto ainda é bastante real. Lobos negros ainda uivam pra ela nas noites frias.
Penso que a internet chegou pra ficar. Penso também que não nos tornaremos gênios, a alienação infelizmente é mais forte, no entanto, talvez alguns de nós consigam usar essas ferramentas para se tornar gênios. Poucos de nós.

  A única maneira de fazer isso é se ocultando nas névoas, fechando as portas do templo, restringindo somente aos que tem sede de conhecimento. A internet abriu as portas para o mundo, dando conhecimento democrático para todos. Ninguém quis, preferiram se afundar ainda mais. Nosso sistema falhou, é hora de voltar para nossa torre de marfim. A ciência em breve não terá mais voz, tampouco o ocultismo e filosofias mais nobres. É melhor se esconder, se aprimorar entre nós, e deixar essa onda passar (se passar).

  É hora das sociedades secretas voltarem a ser novamente secreta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...