segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Casa 7 - O mundo espelhado de Vênus

  Ah, Vênus! Provavelmente o planeta mais gracioso que existe - no sentido astrológico, simbólico. O planeta Vênus mesmo, o físico, é mortalmente perigoso para a vida humana, mas o astrológico não; o
astrológico é totalmente acolhedor e romântico. Sempre que penso em Vênus eu penso na Mãe Natureza, no Feminismo, na Harmonia e na Beleza e... no Amor.

  Eu gosto bastante do glifo de Vênus também - esse aí ao lado. Ele esconde uns segredos bem interessantes. É, por exemplo, uma representação microcósmica da árvore da vida; lembra o útero em alguns aspectos - principalmente a parte da cruz; é perfeitamente simétrico e harmônico; e a parte que eu mais gosto: lembra um espelho.
  Gosto desse simbolismo com o espelho; em partes por reafirmar a importância de Vênus na Beleza; em outra parte: o espelho reflete você mesmo.


  Na astrologia nós temos as casas astrológicas; a casa 7, que é regida por Libra (que é regida por Vênus) fala dos nossos relacionamentos, nossos relacionamentos de um modo geral - e principalmente do nosso relacionamento amoroso. A casa 7 também é oposta à casa 1, que é a casa do Ascendente - fazendo da casa 7 a casa do Descendente. É engraçado porque a casa 1 fala do nosso 'Eu', de como nós nos vemos e como queremos ser vistos; a casa 7 fala dos 'Outros', das pessoas que nós procuramos pra nos relacionar e como elas são. Em suma: a casa 7 nos fala de como é a pessoa que é 'ideal' para nós, em vários aspectos. Uma outra explicação nos diz que a casa 7 mostra como nós na verdade gostaríamos de ser. Como não somos, nós buscamos isso em uma outra pessoa. Entende? Parece que nós buscamos nossa completude na outra pessoa, como uma tentativa de achar nossa 'alma gêmea', nossa Anima - ou Animus, se você for mulher.

  É curioso, pois o símbolo do espelho está aí. Nós buscamos algo em outra pessoa, mas que na verdade está dentro de nós. Nós apenas olhamos para um espelho e vemos nosso próprio reflexo. Tudo aquilo que odiamos e que amamos nos outros... se encontra dentro de nós - muitas vezes mais do que nos outros.
  Quando se entra na frente do espelho você projeta sua imagem ali. Da mesma forma, quando se entra em um relacionamento você projeta partes daquilo que você busca de ideal na outra pessoa. Talvez esteja nisso a explicação do amor à primeira vista: O casal se vê, percebe no outro aquilo que sempre buscou e então passa a gostar do outro de imediato. Não é uma ilusão, é apenas uma exteriorização daquilo que já estava dentro da mente, só esperando ser colocada pra fora.

  Isso seria belo se não fosse trágico. Até que ponto projetar suas expectativas em uma pessoa pode ser bom? Você corre o risco de ocultar as verdadeiras características da pessoa, vendo apenas a sua projeção sobre ela. Você estaria 'cego de amor'. Interessante, não? Por outro lado, sua projeção poderia de fato transformar a pessoa, fazendo ela ser moldada da forma como você gostaria - no caso, a pessoa já teria o potencial pra expressar essas características, apenas precisando de um 'impulso' para se manifestar.

  Eu tenho na minha cabeça uma garota ideal. Essa "garota" nunca se expressou completamente em uma pessoa, apenas algumas características. Eu realmente não sei como reagiria em ver minha 'Anima' projetada, mas sei que tomaria cuidado para não criar essa ilusão de querer que ela seja como eu a vejo.
  Já tenho observado faz tempo o relacionamento alheio. Você pode ver: muitos acabam o relacionamento depois de alguns meses por ter 'acabado o amor'. Na minha cabeça o amor nunca acaba - ou é bastante expansivo. Mas por algum motivo pra essas pessoas o amor acabou. Então será que nunca foi amor? Será que foi apenas um jogo de status, uma paixonite passageira? Não sei, não cabe a mim saber. Mas um bom palpite - um palpite certeiro em muitos casos - é que os dois projetaram um no outro o seu parceiro ideal, até que um dia o espelho se quebra - e eles veem como a outra pessoa realmente era. Nada de contos de fadas, o mundo real é como é. Então o castelo se desfaz e 'o amor acaba'. Eles não amavam o outro; amavam a imagem projetada, amavam a si mesmos.

  No final, ninguém ama ninguém? Não, obviamente. O verdadeiro amor é quando você ama a pessoa como ela é realmente, quando você aceita que a pessoa é completamente mutável e que nem sempre vai corresponder com suas expectativas. Penso até que a melhor maneira de equilibrar o amor - e olha que aí entra Libra, da casa 7 - é projetando a si mesmo na outra pessoa - E - sendo projetado por ela. Não sei se dessa forma a coisa andaria, mas é um belo palpite. Tenho certeza que ambos cresceriam com essa experiência.
  (Na psicologia, há um fenômeno chamado 'espelhamento', quando você copia um cento comportamento de uma pessoa que você admira. Em outras palavras, você está se deixando projetar por ela, mesmo não sendo seu conjugue.)

---

  Não sei como acabar esse texto, talvez faça sentido deixar 'em aberto', pois, assim como o amor, ele não pode ter fim - pelo menos pra mim. Sinto que tenho que por uma conclusão, mas também sinto que não vivi o suficiente pra escreve-la aqui; creio que tenho que experimentar mais pra 'descobrir' o final desse texto. Também não sei o motivo de ter escrito, apenas senti que deveria. Tenho mais coisas pra dizer sobre Vênus, mas essa parte se encaixa em 'Touro'. Talvez até lá eu tenha algo pra concluir - ou não.
  Só sei que aprendi - com poucas experiências amorosas que um rapaz de 20 anos possa ter - que eu devo respeitar os outros como eles são. O equilíbrio de Libra está nisso, de amar e ser amado, projetar e ser projetado, ensinar e ser ensinado, completar e ser completado. Sempre no mesmo nível. Se um é mais baixo, cabe a ele subir - ou o outro descer.
  Creio ter aprendido que cada pessoa é livre por si mesma; e que amores vem e vão, mas nunca acabam. "Todo homem e toda mulher é uma estrela". Está aí a máxima! Como posso ser dono de alguém que não seja eu mesmo? Talvez, essa necessidade de querer ter o outro, esteja na própria projeção. A pessoa confunde a projeção com o projetado, daí tem medo da perda.
  E creio, mais do que nunca, que jamais poderei deixar de amar aqueles que um dia amei; isso não é algo triste, é algo surpreendente! E espero que um dia eu possa ser projetado como Animus de alguém - mas sem a posse, sendo livres, como nascemos pra ser.

Curiosidade: A pena e o coração da balança de Vênus representa a pureza do coração; se o coração for mais leve que a pena, a alma é salva. Quando vi essa imagem hoje, a primeira idéia que me veio foi a pena simbolizando a liberdade e o coração o amor. Se o amor e a liberdade estiverem e harmonia, a paz do relacionamento reinará. :)



Um comentário:

  1. Já percebeu que aquilo pelo que você se apaixona diz muito sobre você?
    Engraçado que fica cada vez mais difícil me encantar...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...