terça-feira, 15 de abril de 2014

Independência ou...?

O mestre encontrou-se com os discípulos certa noite, e pediu que acendessem uma fogueira, para que pudessem conversar.
- O caminho espiritual é como o fogo que arde diante de nós - disse. - Um homem que deseja acendê-lo tem que se conformar com a fumaça desagradável, que torna a respiração difícil e arranca lágrimas do rosto.
Assim é a reconquista da fé.
- Entretanto, uma vez o fogo aceso, a fumaça desaparece, e as chamas iluminam tudo ao redor - nos dando calor e calma.
- E se alguém acender o fogo para nós? - perguntou um dos discípulos. - E se alguém nos ajudar a evitar a fumaça?
- Se alguém fizer isto, é um falso mestre. Que pode levar o fogo para onde tiver vontade, ou apagá-lo na hora que quiser. E, como não ensinou ninguém a acendê-lo, é capaz de deixar todo mundo na escuridão.
Paulo Coelho - Maktub

  Citações de Paul Rabbit? Sim, as vezes é preciso. E essa passagem em especial se encaixa muito bem no tema que me refiro:
---
  Hoje pela tarde vim martelando esse tema na minha cabeça. Fico pensando em como eu sou fraco e dependente de diversas coisas. Coloquei um gadget no meu computador que marca quanto tempo eu mantenho ele ligado. O resultado? Mais de cinco horas por dia... Eu pessoalmente acho isso muito e já imaginava que era por essa faixa - as vezes vai bem mais. A questão é que o tempo que eu considero aceitável é apenas três horas diárias, isso fazendo algo produtivo. E te garanto que minha produtividade com o computador é bem abaixo da média.
  O que tenho que fazer então? Simples: disciplina, disciplina, disciplina. É muito fácil falar na teoria, a prática por si só já é bem diferente. Mudar sua rotina é muito difícil, tem que ser feito de uma forma gradual, para que aos poucos você vá assimilando o novo modelo de comportamento.
  Eu admito que sou bastante preguiçoso, mas sei que - assim como todos - tenho o potencial para o auto domínio. Pensando nisso essa tarde que me deparei com algo muito interessante: nenhum de nós - ou a minoria de nós - é realmente independente.
  Digo, você pode ser sim maior de idade e ter sua renda financeira estável, segura. Só que ainda assim você depende de algo. Tenho certeza que se você parar e pensar um pouco vai acabar descobrindo uma ou duas coisas na qual você é realmente dependente.
  Um exemplo clássico são os computadores e celulares - de uma maneira geral a internet. Você conseguiria ficar alguns dias sem contato com essas tecnologias atuais? Se você disse sim meus parabéns! Mas ainda assim você é dependente de alguma outra coisa. Vamos lá, não seja tímido(a), ninguém vai ler sua mente.

  As pessoas - ou melhor, a juventude em geral - pensa que ser independente é ter mais de dezoito anos, ter dinheiro e uma casa própria, poder sair por ai e fazer o que der na telha... Ledo engano!
  Eu poderia citar diversas coisas físicas no qual podemos ser dependentes - como exemplo de drogas e sexo. Mas não é esse o verdadeiro alvo desse post. Me refiro especificamente a 'dependência comportamental', por falta de um termo melhor.
  
  Você só será realmente livre quando ter completo domínio sobre o seu comportamento.
  Talvez eu não tenha te feito entender meu ponto de vista, por isso vou dar alguns exemplos: quando você está comendo, qual a sua postura? É uma pergunta boba, eu sei, mas isso é crucial pra que te explique aonde quero chegar.
  Se você não consegue manter uma postura ereta você não consegue transportar perfeitamente o alimento para sua barriga, sua respiração fica 'errada' e tudo fica fora do eixo. Embora esse 'impacto' seja bem pequeno, ao longo prazo será bem grande.
  Se você não consegue controlar seu corpo, sua mente e seus desejos você não é independente, você é um escravo de si mesmo. É claro que isso é duro, você sempre achou que era livre não é mesmo? Pois então: você não é!
  Enquanto você não for capaz de arrumar seu quarto sem a ajuda de ninguém você não será independente. Enquanto você não conseguir fazer seu próprio almoço - e precisar pagar alguém pra isso - você não será independente. Enquanto você esperar ser reconhecido pelos seus esforços, enquanto você esperar que alguém lhe dê amor, lhe dê atenção, você não será realmente independente.
  Ser independente é ser livre, simples assim. Livre de tudo, livre de todos, livre de qualquer desejo e qualquer mania. Livre de qualquer vício e qualquer apego material. 
  O texto que citei no começo fala exatamente sobre isso: um grupo de buscadores que aprendem a fazer sua própria fogueira, para que jamais fiquem na escuridão. Caso eles não aprendam por si mesmos vão sempre depender de outra pessoa, não serão realmente livres.
  Eu poderia dar citar diversos exemplos para enfatizar meu ponto de vista, mas acredito que até aqui você já tenha entendido.
  Vale lembrar que não estou excluindo o 'outro', não estou dizendo que você deva viver isolado(a) para ser realmente 'livre'. Isso é um erro. Estou dizendo que enquanto você precisar que alguém faça algo por você que você mesmo pode fazer: você não será independente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...