terça-feira, 5 de julho de 2016

O que é magia?

  Crowley disse que a magia é a ciência e a arte de provocar mudanças em conformidade com sua vontade. Mas que mudanças? Levitar uma pedra com a força da mente? Pode-se dizer que menos de 1% dos magistas atuais conseguem tal façanha, e explico o porquê.

  Magia, na melhor definição que Alan Moore deu é "A Arte". Magia como uma expressão artística mesmo, como um quadro, uma pintura, uma escultura, uma poesia, um desenho. Só que o objeto artístico é o próprio mago. Em outras palavras, a mudança que a magia provoca é subjetiva, sutil, simples. Nada de bolas de fogo, nada de atravessar paredes.

  Ora, mas não era isso a magia? Não. Isso é feitiçaria. É manipular elementos e leis naturais, alterar o código-fonte do mundo para seu próprio objetivo. Há quem discorde de mim. Há quem diga que essas coisas não são possíveis. Mas eu tenho minhas próprias ideias, e não acho que o mundo seja tão ordeiro como aparenta ser. Existe caos por aí. Existe coisas que nós nem podemos explicar ainda. E por isso chamo essas coisas de feitiçaria. Tais eventos podem ser feitos por um feiticeiro, ou por alguém com uma capacidade psíquica além do comum. Ou talvez um cientista que descobriu algo valioso. Não sei. Há coisas que não sabemos.

  Mas e a magia? E os magos das sociedades secretas, que se reúnem com seu robes negros e seus pentagramas na testa? Esses não são feiticeiros, são magistas, são magos. Esses reproduzem a Arte. Mas não são como pintores, nem escultores, nem desenhistas ou poetas. Sua Arte é diferente, embora seja semelhante a essas coisas.
  Magia é, como Crowley disse, a arte de provocar mudanças com sua vontade. Qualquer mudança. Qualquer. Se eu decido fazer arroz, e faço arroz, eu fiz magia. Se eu decido ir até o parque para apreciar as estrelas à noite, isso é magia. Estou fazendo tais coisas com minha vontade. Fabriquei uma mudança. O arroz cru se tornou cozido, e ganhei a experiência de ver estrelas à noite.
  E embora o leitor ache que tais coisas são banais para serem classificadas como magia (e são!), eu já me adianto para dizer que ele se esquece de um detalhe: do mago.

  Disse acima que o objeto artístico é o próprio mago, não uma coisa externa. Uma pessoa qualquer, que não tenha nenhum conhecimento de magia, pode muito bem cozinhar arroz, mas somente o mago pode fazer isso de maneira artística. Somente ele pode fazer magia com essa prática. Porque ele, acima de tudo, transformou a si mesmo nA Arte.
  Se magia é a arte de causar mudanças, então o mago causa mudanças em si mesmo, e tudo que ele fizer será sagrado, será mágico. Pois tudo que ele fizer será pela Sua Vontade. Nada de vícios, ou hábitos, ou "caminhar por aí distraído". O mago sente cada momento, sente cada sabor, ouve cada som... O mago vê magia em tudo, pois tudo que ele faz é magia. Ele não precisa mais fazer rituais elaborados para entrar em contato com seu SAG, basta pensar nele. Ele não precisa mais tirar cartas do tarô para saber o fluxo de eventos, basta buscar respostas na sua intuição. Ele não precisa mais se sentar em lótus para meditar, basta estar lúcido.

  O mago é o produto final de sua arte, e uma vez que tenha se tornado assim, ele não faz mais magia, pois todo ato que ele sequer faça, é magia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...