quarta-feira, 9 de março de 2016

Manual básico do Psiconauta I - Sonhos Lúcidos

  Inicio aqui uma série de postagens que queria fazer há muito tempo, mas que não sabia por onde começar. A ideia é criar um manual prático de como se tornar um psiconauta - isto é, como ser um navegante da psiquê.
  Astronautas estudam durante anos, passam por uma série de treinamentos e aguardam ansiosamente para ir ao espaço. O conhecimento popular nos diz que os astronautas são aquele povo que vive dando cambalhotas em gravidade zero, usam roupas esquisitas e vivem falando: "Como a terra é linda!". Mas isso é só uma pequena parte do seu trabalho. Um astronauta é, acima de tudo, um cientista. Ele não está no espaço pra ficar brincando. Ali ele tem que cumprir uma série de tarefas na estação espacial. Desde manutenção da nave até pesquisas e testes.  Por causa do ambiente completamente diferente do encontrado na Terra, muito se pode aprender lá em cima sobre biologia, física e química, por exemplo. Na estação espacial é realizado pesquisas com plantas, com fogo, e muitas outras coisas, que podem ser encontradas aqui. Nada é por acaso, nada é de graça. Estudando coisas no espaço nós podemos acelerar em muito nossa noção do universo que nos cerca, com muito mais velocidade e exatidão do que só estudar aqui na Terra. A informação somada dos dois ambiente é extremamente preciosa para a raça humana - e isso é prova o suficiente para dar um "tapa na cara" daqueles que acham que viagem espacial é inútil, pois tais pesquisas podem ajudar a curar um câncer, por exemplo.



  Um psiconauta se encontra em condições semelhantes. Acima de tudo, um psiconauta também é um cientista. Ele deve ter consigo a razão como aliada, e sempre pensar em padrões científicos, considerando todas as possibilidades para não cair na teia da esquizoterice. Um psiconauta não viaja até o espaço, seu ramo é explorar sua própria mente, sua própria psiquê. Uma área ainda pouco compreendida pelos homens de nossa era.
  Mas como? Um astronauta precisa de treino e dedicação para um dia, quem sabe, viajar ao espaço. Como faz um psiconauta? Ora, ele também tem de treinar. É um treino diferente, é verdade, mas garanto que para se tornar excepcional é preciso treinar e estudar tanto quanto um astronauta. A "nave" do psiconauta é sua própria imaginação, e para entrar nos confins da mente é preciso alterar as percepções do mundo - e tudo isso sem o uso de drogas, apenas com o treino adequado. Abaixo darei os passos de como fazer, mas garanto que não é tão simples, e - assim como um astronauta - vai demorar um tempo até que você consiga voar por completo.

  A ideia inicialmente é explorar o ambiente onírico, o mundo dos sonhos. Lá é um local onde as possibilidades são virtualmente infinitas. Há uma série de testes interessantíssimos esperando para serem realizados. Coisas como: entrevistar pessoas dos seus sonhos, visitar locais reais em sonhos, fazer coisas que seriam impossíveis em vida material... Quero ver até onde posso chegar, e quem sabe descobrir coisas novas no processo. Não custa nada. O tempo que se passa dormindo você pode passar se divertindo. Imagine o quão legal seria transar com uma pessoa aleatória e descobrir prazeres impossíveis de reproduzir acordado? Imagine poder estudar para uma prova dentro de um sonho, absorvendo de forma direta o conteúdo? Imagine poder viajar para locais diferentes do globo, para fora da Terra, ou para realidades de filmes, livros e jogos que são impossíveis de visitar. Tudo isso será testado, e convido você a fazer o mesmo!

Mas como? Você pergunta novamente. Deixarei abaixo uma série de exercícios para serem praticados com certa frequência. E lembre-se: Se quiser mesmo experimentar tais coisas, é preciso dedicação. Ninguém nasce astronauta, torna-se. O mesmo para nós, os aspirantes à psiconauta.

Exercícios:

1 - Mantenha consigo um diário para anotar seus sonhos. Pode ser um caderno, ou pode anotar em uma plataforma digital. O importante é anotar todos os sonhos que teve à noite, registrando o máximo de detalhes possíveis. Isso não é somente um relatório científico da coisa, mas também um meio de obrigar sua mente a lembrar da experiência toda manhã.
2 - Pratique imaginação. A mente da maioria das pessoas é anestesiada todos os dias pelo uso constante de TV, internet e outros meios. Isso acaba por atrofiar a capacidade das pessoas de imaginarem, e por tabela atrofiam também a capacidade das pessoas de sonharem - uma vez que os sonhos são feitos da mesma matéria que a imaginação. Se tiver alguma dificuldade de como praticar tal coisa, aqui vai um link que pode lhe ajudar. Clique Aqui.
3 - Assuma a postura de um psiconauta. Durante o dia, enquanto estiver acordado, tente se lembrar de suas práticas sempre que possível. Evite falar de suas experiências para outros não-psiconautas e tenta jamais perder um dia de prática. Seja rigoroso consigo mesmo. Se possível, tente repetir para si mesmo todos os dias: "Hoje terei um sonho lúcido". Acredite, isso ajuda.
4 - Uma vez que estiver em um sonho lúcido - pois isso eventualmente acontecerá de forma espontânea - você deve imediatamente levantar suas mãos e deixa-las visíveis. Isto é: você deve olhar para a palma de suas mãos. Por algum motivo, tentar perceber detalhes de um sonho é um gatilho para tornar o sonho ainda mais lúcido e duradouro. Alguns recomendam uma série de outras práticas, mas comigo sempre funciona essa da mão. Caso o sonho comece a "desmoronar" na sua frente, erga as mãos e preste atenção nelas, desejando continuar sonhando. Faça "força", aplique sua vontade, que se fizer tudo certo, você se manterá.
5 - Saia o momento certo de acordar. Não tente ficar muito tempo, pois você pode acabar 'dormindo' no sonho novamente, ou acabar por esquecer detalhes do sonho em si. Não existe uma técnica correta para acordar. Eu apenas desejo acordar e acordo. Porém às vezes você não consegue. Depende muito.
6 - Trace planos. Tente determinar antes de dormir o que você fará no sonho lúcido, que tipo de experimento quer fazer. Eu já cometi o erro de entrar em um sonho sem plano algum, apenas seguindo meu improviso, e acabei por não fazer nada de útil e acordar desapontado. Seja certeiro e não fuja de suas metas.
7 - Se divirta. Pois os sonhos são um grande playground, de nada adianta você sonhar com algo e ficar entediado depois. Considere essa como a regra de ouro. Haverá dias que você só quer se divertir depois de um longo dia cansativo. Então aproveite, mas tome cuidado. Nos sonhos não há perigo algum, mas pode ser assustador em alguns momentos, pois tudo é real quando se está lá dentro. Haja com responsabilidade!

Se fizer tudo isso, garanto que em pouco tempo estará explorando realidades jamais imaginadas por nós. Bom proveito, e bem vindo ao mundo dos psiconautas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...